quarta-feira, 16 de março de 2011

ERGONOMIA TAMBÉM É ACESSIBILIDADE!

Gente, a Ergonomia também trata de um assunto muito importante, a ACESSIBILIDADE. o conceito básico de acessibilidade é adaptar o espaço e tornar o ambiente e/ou qualquer ferramenta acessível para portadores de deficiência física. Aqui, podo-se ler uma definição mais exata do que se trata a acessibilidade..

 "Acessibilidade É permitir que qualquer pessoa com deficiência participe de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.
Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.
Em imformática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituirleitores do ecrã para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.
Na Internet o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independente de terem alguma deficiência ou não. As recomedações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necesidades do usuário, até a recomendações relativas ao código (HTML e CSS, por exemplo)."

Existe um site super legal sobre acessibilidade, que permite que nós tenhamos acesso a todos os assuntos dessa área. Recomendo muito, principalmente para os aulos do curso de Arquitetura e Urbanismo (assim como eu), pois tornar um ambiente acessível é um dos nossos papéis na sociedade.

PORTAL DA ACESSIBILIDADE:  http://www.acessibilidade.org.br/

Podemos encontrar na ABNT 9050 todas as espefificações necessárias para tornar qualquer ambiente acessivel e correrto! São normas brasileiras feitas para nos auxiliar e explicar com clareza todas as medidas necessárias para acessibilidade! Devemos sempre colocá-las em projetos de arquitetura e construção!
E olha só, o portal também nos proporciona o acesso a essas normas!



Aqui se trata da rampa de acesso do cadeirante para o ônibus! Sem a rampa, seria impossível o acesso do cadeirante!


Aqui, vemos a rampa que permite o acesso do cadeirante da calçada para a faixa de pedestres, e conseqüentemente, que o cadeirante atravesse a rua.



Esse é o moderno táxi para cadeirantes! Essa foto foi retirada em Fortaleza, onde o crescimento do sistema de táxi acessível está em desenvolvimento.

"Fortaleza é uma cidade que sofre com os problemas de falta de acessibilidade aos deficientes físicos e idosos. A falta de rampas nas principais vias e a dificuldade de acesso a locais públicos, dificultando ainda mais a vida dos cadeirantes que, em muitos casos, sentem-se abandonados pelo poder público. Entretanto, o serviço de táxi está mudando o cenário de descaso e ampliando o direito de ir e vir daqueles que possuem alguma redução de mobilidade. Contudo, o número de veículos com elevadores ainda é pequeno, perto da quantidade de táxis que rodam na capital cearense." [Souto filho]



Esse é o piso tátil, que auxilia para orientar o deficiente e alertá-lo do caminho que está tomando.
As espificações dele escontram-se completinhas na ABNT! Esse elemento é de fundamental importância principalmente para os deficientes visuais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário